domingo, 23 de novembro de 2008

Os ditadores disfaçados ameaçam sua liberdade... O que você faz?

Não é de hoje que os ditadores disfarçados de democratas tentam diluir literalmente com medidas absurdas, que visam somente o lucro financeiro, não trazem benefício nenhum para a sociedade, que ao contrário, traz prejuízos para essa. Dessa vez, esses homens que vestem ternos, se dizem democratas, propagadores de uma sociedade livre e justa, querem retirar sua liberdade de uso da liberdade. É notável que alguns ainda não devem ter entendidos do que se trata esse assunto que anda tomando volume por toda a internet brasileira.

Vou fazer uma comparação para tentar lhe explicar do que se trata essa tal lei:

Imagine que um dia, algum político meio tan-tan da cabeça resolva criar uma lei, que obrigue você a fazer um cadastro para simplesmente poder andar pelas ruas, isso mesmo, obrigar você a se cadastrar para por exemplo, poder ir a padaria comprar seu pão de cada dia, ir lá sem o tal "cadastro", seria crime. Isso para evitar que pessoas com más intenções cometam crimes, levando em conta que você é uma dessas pessoas, ou seja, culpado antes que prove o contrário. E para piorar, que segundo essa lei, os policiais poderiam abusar a vontade de sua "autoridade" para evitar que crimes aconteção, tirando e ferindo completamente seu direito de ir e vir.

Você passaria a ser vigiado toda vez que saísse a rua, pelo simples argumento de proteger a sociedade. Alguns fiscais teriam que passar a relatar ao governo, tudo que você fizesse, onde foi, quando foi, e se algo seja considerado suspeito, os porques. E quem iria pagar as contas disso tudo? Você! Você iria pagar para se vigiar porque donos de grandes corporações não querem mais gastar dinheiro com segurança, aí querem que o governo trate todos como suspeitos, e se a lei for aprovada, nem pense em olhar torto para o buteco do seu zé, se ele chama os "homi" por causa disso, você pode entrar numa grande furada.

É isso o que pretendem fazer com esse tal projeto de lei do senador Azeredo.



Por Fátima Conti

A restrição às liberdades na internet; incluindo a tentativa de controle ao seu acesso, a censura ao que pode ser visto e publicado e a violação de privacidade é um fato que costuma ser associado a países com regimes ditatoriais, como Iraque, Arábia Saudita ou China.

Entretanto, em diversos países do mundo há, atualmente, ações governamentais e empresariais contra alguma possível liberdade que a Internet facilita ou permite, inclusive em países onde a liberdade sempre foi um referencial.

No Brasil já foi aprovado pelo Senado o Projeto de Lei 84/99 cujo aspecto mais inadmissível do ponto de vista da liberdade de escolha do cidadão, é o condicionamento do acesso à internet a um credenciamento obrigatório, sujeitando quem contrariar essa determinação à um certo tipo de pena.

Para quem tem algum conhecimento sobre Informática é evidente que há modos de contornar a restrição ao acesso, o que torna o cadastro prévio, algo absurdo e burocrático, além de inócuo, já que quem pratica ilícitos na rede vai continuar praticando, conectando-se à rede por meio de empresas estrangeiras e utilizando telefones clonados. E, ainda, temos que considerar que a todo momento surgem novos recursos de software e de hardware que possibilitam o anonimato.

Veja mais no Dicas-L.

Nenhum comentário: